quinta-feira, 23 de junho de 2011

O TURISTA - THE TOURIST


NOTA: 3.
- É exatamente por isso que ela o escolheu. Para nos distrair.

Não é incomum assistir a filmes que misturem gêneros diferentes, e este é um desses casos. É uma mistura de comédia romântica com suspense e uma pitada de filmes de espiões. Esses ingredientes filmados da maneira certa podem render filmes que sejam ao menos divertidos. Seja qual for essa maneira certa de fazer, o diretor Florian Henckel Von Donnersmarck (do ótimo A vida dos outros)  não a encontra em momento algum do filme. A situação piora se considerarmos que ele escolheu lindas locações em Veneza e Paris.
Elise (Angelina Jolie) é uma misteriosa mulher que está em um café em Paris sendo vigiada por agentes secretos quando recebe um bilhete dizendo para entrar em um trem e fingir que ela conhece essa pessoa. Como vamos descobrir mais tarde, o autor do bilhete é um fugitivo que fez uma operação plástica para ficar irreconhecível e que é procurado tanto por esses agentes quanto pela máfia de quem roubou muito dinheiro. Até mesmo me pergunto se é tão fácil assim roubar da máfia, já que há sempre alguém em algum filme que já o fez.
O escolhido no trem é o professor de matemática Frank Tupelo (Johnny Depp). Ele é um homem pouco atrapalhado que se encontra metido em uma encrenca além do seu controle mas que mesmo assim está disposto a fazer de tudo para ajudar essa mulher que o meteu na maior confusão de sua vida. O interesse em ajudá-la, vem de uma paixão incontrolável que um começa a sentir pelo outro, mas essa paixão surge apenas do fato de serem os protagonistas do filme. Não há uma cena que possamos ver o surgimento dessa paixão, não há química entre os dois e não há dinamismo nas cenas.
Jolie interpreta sua personagem de maneira correta, mas sem muito brilho. Ela é uma mulher capaz de enganar todos os agentes que a estão seguindo, passar por uma estação de metrô lotada e ainda não amassar o seu vestido ou mesmo despentear o cabelo. A decepção fica por conta de Johnny Depp, que interpreta de maneira séria demais e totalmente fora do tom do filme. Pior ainda se considerarmos que o elenco secundário é composto de bons nomes e todos atuando de forma ótima, como Paul Bettany, por exemplo, que acaba se tornando o melhor personagem do filme.
Mesmo com tanto talento por trás das câmeras, o filme não consegue decolar em momento algum. Nem mesmo em seu desfecho com a já tradicional surpresa que faz com que o filme todo perca seu propósito. O diretor é um vencedor do Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Os roteiristas também são dois vencedores da academia, um pelo roteiro de Os suspeitos e outra pelo roteiro de Assassinato em Gosford Park, baseado em um filme francês de sucesso. E mesmo com tudo isso, falta dinâmica nas cenas, mais senso de humor e diálogos que prendam a platéia. Falta diversão, o que é mais importante em um filme como esse.

9 comentários:

  1. Filme chaaaaato...

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente não acho alguém que tenha gostado desse filme até agora.
    rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii só pra vc saber ok?!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. Não achei tão ruim assim. Longe de uma Brastemp, mas dá bem pra assistir.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, senti falta de um comentário teu no meu artigo sobre filmes datados...
    Já que os teus comentários e os de outros amigos me fizeram pensar sobre o tema, o que eu mais queria qdo escrevi, era ver o q vcs achavam sobre o q eu pensei.
    Mesmo que tu não tenhas curtido a temática, ou não concorde com nada do que eu tena escito, sempre gosto de ver as tuas opiniões sempre pertinentes e educadas!
    Se a gente se conhecesse fisicamente, eu diria para ti apareceres lá "em casa", q faz tempo q a gente não conversa!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. * saiu uma feiura no 2º parágrafo: dois verbos "pensar" na mesma frase... perdoa o louquedo de dois pimpolhos me aloprando aqui na volta, qdo estava escrevendo pra ti Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Vou escrever quando tiver tempo de ler direitinho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o filme os personagens estavam otimos maravilhosos faltou alguma coisa sim mas assim mesmo eu ameiiii o filme....

    ResponderExcluir
  8. GOSTEI MAS NÃO GOSTANDO,UM PROFESSOR MEU DE ESPANHOL PASSOU PARA NOS ASSISTIR E FAZER UMA SINTESE.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...