segunda-feira, 27 de junho de 2011

HITCHCOCK TRUFFAUT 07: CHAMPAGNE (1928)

Para ler o que já saiu de Hitchcock Truffaut, clique aqui.


NOTA: 4.
- Você parece esquecer uma coisa chamada orgulho.

Das página do livro:
Hitchcock: O que filmei depois de A mulher do fazendeiro?
Truffaut: Foi Champagne.
Hitchcock: Isso é provavelmente o que há de pior na minha produção.
Truffaut ainda tenta argumentar que o considera injusto, já que considera um filme muito vivo que lembra os filmes de comédia de Griffith, mas a verdade é que este é, até agora, o filme que menos me interessou da filmografia de Hitchcock. Não há uma história que consiga me prender pelos seus (longos) 85 minutos de projeção.
O filme conta a história de uma mulher rica e mimada (assunto que sempre me interessa pouquíssimo em filmes) que fica chateada por seu pai não aceitar sua relação com um jovem a quem ama e foge de casa em um avião para encontrá-lo em um cruzeiro. Chegando lá, também desperta o interesse de um outro homem que desperta ciúmes de seu amado.
Quando chega à Paris e está dando uma festa, seu pai aparece para lhe informar que estão falidos. A garota deve então começar a fazer trabalhos manuais em casa e também começa a trabalhar em um cabaré, onde deve fazer com que seus clientes peçam champanhe, bebida pela qual justamente seu pai fez sua riqueza. Acontece que o seu pai não estava falido, apenas inventou a história para lhe ensinar uma lição e o homem que se interessou por ela era apenas um detetive particular.
O que há de melhor no filme são as gags que o diretor acrescenta ao filme, assim como já aconteceu em filmes anteriores. Uma em especial me chamou atenção e o Hitchcock também considera muito boa. É um bêbado que sempre anda cambaleando de um lado para o outro dentro do barco. Um dia, quando o barco está balançando muito, todo mundo anda cambaleando por causa do barco enquanto o bêbado anda em linha reta. Bem divertido, mas é só.
Difícil dizer se o filme foi um mero exercício para o diretor ou coisa do gênero. A única coisa que consigo perceber que aparecerá em seus futuros filmes, é a imagem da mulher rica e entediada que procura emoções, como acontece em Ladrão de casaca, ou mesmo da mulher rica metida em uma situação extraordinária como Os pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...