terça-feira, 7 de junho de 2011

KARATE KID


NOTA: 6.
- Você disse que quando a vida nos derruba, você pode escolher se vai se reerguer ou não. Eu estou tentando me reerguer e você não vai me ajudar?

Este filme é uma refilmagem de um clássico de 1984 que marcou uma geração, quando garotos tentavam imitar o chute que Daniel Larusso aplicava no final do filme e as academias de Karatê se multiplicaram (eu e meu irmão entramos em uma). O filme tinha uma história interessante o suficiente para não apenas fazer sucesso como ainda por cima gerar 3 continuações. Antes que alguém fique curioso pela comparação entre os dois filmes, adianto: a refilmagem é inferior ao original mas pelo menos é melhor do que as continuações (o quarto em especial).
Sai o Karatê e entra o Kung fu (só não perguntem porque o nome do filme não foi trocado). Dre (Jaden Smith) tem que se mudar com a sua mãe dos EUA para a China. Lá, ele não vai ter que se adaptar somente a uma nova cultura e idioma como também tem que aguentar um grupo de crianças que o espancam frequentemente. Seu único alento é uma jovem menina de uma tradicional família chinesa que lhe sorri e faz com que sua vida não pareça tão ruim, apesar de tudo.
Até que Dre conhece Mr. Han (Jackie Chan), o faz-tudo do prédio onde mora que ele descobre ser um mestre no kung fu. Depois de amolecer o coração de Han e ser espancado na frente dele, Han concorda em ajudar Dre e os treinamentos começam para que ele possa começar a se defender de seus agressores. Na verdade, a decisão é feita depois de conhecer o mestre dos meninos, que está treinando os garotos para serem maus. Fica acertado que os problemas entre os meninos será resolvido em um torneio. Claro.
Jackie Chan é carismático o suficiente para estar na produção, mas não há surpresas em vê-lo como um mestre do kung fu. Já o vimos em filmes demais para haver qualquer surpresa. Além disso, apesar de todo o seu carisma, ele não é Pat Morita e Miyagi segue memorável e incomparável. E olha que Morita sequer sabia lutar.
Jaden Smith faz um bom trabalho nas partes dramática e mostra que pode ter um futuro promissor nos cinemas. É somente nas partes em que ele tenta ser engraçadinho, um novo "fresh prince" é que a coisa sai dos eixos um pouco, mas nada que atrapalhe muito o filme. O único problema é que ele é pequeno demais. Quase todos no filme são pequenos demais e já são mostrados como monstros prematuros. No final do filme, o que sobra são crianças espancando crianças.
Para quem conhece o filme original, a nova versão não oferece nenhuma novidade. Não há o frescor que havia em 1984. Segue exatamente a mesma história de cabo a rabo, o que o torna um pouco entediante de tão previsível. Ainda mais se contarmos que ele dura pelo menos uma meia hora a mais do que deveria. Há uma boa cena no alto da montanha que não existe no original que é interessante, mas é só. De resto, é uma cópia exata e não melhorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...