quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

REVANCHE


NOTA: 9.
"Eu perguntaria porque ele a levou no carro. Ela não estava dirigindo. Aquilo não era um passeio." Robert

Revanche é um filme policial interessantíssimo por um detalhe muito simples: é muito mais preocupado com o desenvolvimento dos personagens do filme do que viradas mirabolantes na história ou cenas de ação e perseguição. Acredite, se procura um bom filme, não sentirá falta alguma. Já se o que procura é uma grande perseguição, procure outro filme. Aqui a ação é toda psicológica.
Alex e Tamara são um casal sem grandes felicidades. Ela é uma ucraniana que trabalha como prostituta em um bordel. Ele é um ex-condenado que trabalha no mesmo bordel, mas o caso dos dois não é assumido, os dois temem o cafetão do lugar. Para conseguir sair dali eles precisam de dinheiro para poder sumir. O plano é roubar um banco. Ninguém faz aquilo naquela cidadezinha. Nada pode dar errado, tanto que a arma sequer está carregada. Já que nada dará errado, ela insiste em ir junto. Claro que um policial aparece e as coisas dão errado.
Alex se refugia na fazenda de seu avô. Ele ajuda o velho a cortar lenha. Seu avô leva uma vida muito solitária. Suas únicas companhias são suas vacas e a vizinha ao lado. Claro que a vizinha é a mulher do policial do assalto ao banco. Ela quer muito ter um filho e seu marido tem muita dificuldade de engravidá-la. Do nada ela convida Alex para ir pra sua casa. Eles não sabem que tem o marido em comum.
É nessa segunda parte que o filme mostra sua força. Os personagens são mostrados em uma profundidade cada vez maior. O policial sempre quis um pouco de ação, agora que teve ele vê a triste realidade. Alex paga pelo erro de ter ido fazer o assalto. Cada personagem é mostrado cada vez de maneira mais profunda. E eles são ótimos.
Em 2009 ele concorreu ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Perdeu para o japonês Departures.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...