quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AMERICAN PIE: O REENCONTRO - AMERICAN REUNION


NOTA: 5.
- Como vai sua mãe, Stifler?
- Fica longe da minha mãe!

Lançado em 1999, o primeiro filme desta série fez bastante sucesso e gerou duas continuações (oficiais) em pequenos intervalos de tempo. Agora, pouco menos de 10 anos desde a última vez que tinham aparecido, eles voltam. Mais maduros? Pouco provável. Apesar de não serem mais adolescentes, continuam usando nudez, fezes e sexo enquanto roubam jet skies se envolvendo em confusões. Não importa quanto tempo passe, mas eles continuam fazendo as mesmas coisas de sempre, com uma sensação de ás vezes estarmos ouvindo a mesma e repetida piada.
Ainda mais estranho é a sensação de não conseguirem deixar a mãe de Stifler fora do filme. Desde o primeiro filme, ela causou uma impressão tão grande que parece ter permanecido todos esses 13 anos no quarto durante as festas de seu filho esperando algum adolescente entrar e tentar seduzi-la. Será que ninguém envelhece nesta série?
Não é por acaso então que Stifler parece ser o amigo do grupo com mais dificuldades de se ajustar aos novos tempos. Os outros, de alguma forma quando não estão reunidos, seguiram com suas vidas. Agora na casa dos 30 anos, eles se encontram 3 dias antes da reunião com os amigos da época de  colégio. Eles até tentam não se envolver em confusões deixando Stifler fora dos planos, mas é claro que isso não funciona.
Atualizando os fatos: Oz se transformou num apresentador de um programa esportivo parecido com os que passam na ESPN, Finch se transformou num aventureiro que roda o mundo atrás de lugares exóticos e estranhas boates, Stifler continua na mesma cidade trabalhando como subalterno em uma grande empresa e Jim e Michelle continuam casados mas desta vez com um filho mas com a vida sexual inativa.
A graça que o primeiro filme tinha, era a experiência da primeira vez através de jovens um tanto quanto ingênuos. É um tema recorrente desde que eu era adolescente e Porky's reprisava na TV. O filme em si tinha um ar de novidade, mas aos poucos foi dando lugar à familiaridade dos atores fazendo as mesmas piadas em diferentes idades. Ainda que entregue algumas boas risadas, o filme não deixa de passar uma sensação de déjà vu e em nenhum momento entrega alguma nova memória à série.
O próprio nome da série deriva de uma cena em que Jim, ainda virgem, treinava o ato sexual com uma torta até ser pego pelo pai. A cena é lembrada num diálogo, que me fez perceber que, na verdade, o filme inteiro é baseado em pura nostalgia. É a sensação de buscar através dos fãs um público que ainda espera pra assistir a mesma turma realizando as mesmas façanhas. Para os que não são fãs, parece que pouco sobra do filme. Para mim, o problema é que nenhum dos filmes causou uma impressão forte o suficiente para me fazer querer relembrar de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...