quinta-feira, 19 de abril de 2012

A PERSEGUIÇÃO - THE GREY


NOTA: 9.
- Mais uma vez para a briga. De encontro à última batalha que irá ter. Viva e morra nesse dia. Viva e morra nesse dia.

Se fosse um documentário, estaríamos vendo como é que lobos conseguem sobreviver em lugares de frio extremo onde nenhuma pessoa parece conseguir. Sem armas, não estou contando com suas presas naturais, eles dominam lugares como o círculo Ártico matando quem se aproxima do seu habitat natural. Não parece ser nada "pessoal", eles estão apenas protegendo seu lar. Quanto será que um grupo de pessoas perdidas nesse lugar inóspito poderia durar?
Nesse filme, o grupo é formado por trabalhadores de uma companhia de petróleo. Logo no início do filme, Ottway (Liam Neeson) descreve esses homens como impróprios para a humanidade. Eles parecem o tipo de homens que tem empregos que a maioria das pessoas não gostaria de ter. Talvez sejam atraídos por um bom salário ou por gostarem de estar em um lugar onde apenas se trabalha, dorme e bebe. Ou pior ainda, eles podem gostar de estar em um lugar que pouco lembra a civilização.
Ottway não parece deslocado daquele lugar. A única que sabemos da sua vida é que perdeu, de alguma forma, a mulher que amava. Talvez ele se encaixe em outro categoria dos homens que trabalham naquele lugar: os que estão fugindo de algo. Talvez a mulher o tenha abandonado, talvez tenha morrido. Seja lá o que for, aquele parece ser seu refúgio. Seu trabalho é matar os lobos que atacam os trabalhadores, algumas vezes em plena luz do dia.
Quando esses trabalhadores estavam voltando para a casa em um pequeno avião que parece ser fretado somente para o transporte deles, há um acidente que mata quase todos os tripulantes instantaneamente. Somente o pequeno grupo de sete pessoas consegue sobreviver e sequer sabem onde estão. A única chance que parecem ter é esperar o resgate, mas o avião é pequeno e rapidamente está ficando debaixo da neve.
Depois de perderem um homem para os lobos, Ottway, o mais experiente neste tipo de assunto, lidera o restante para atrás da linha das árvores, onde ele acredita que poderão ter alguma chance de sobreviver até serem resgatados. Apesar de achar que ele está somente facilitando para a alcateia, ele parece saber do que está falando. Assim eles seguem através da neve com pouca comida e acendendo fogueiras que mal mantém os lobos afastados.
O filme trata os personagens como indivíduos, e não como um bando de sobreviventes desesperados. Em alguns momentos, eles conversam e passamos a conhecê-los um pouco. Há muito mais lobos que homens, e eles parecem ter paciência para atacar um por vez. Será que há a possibilidade de termos um final feliz? Pouco provável. De qualquer forma, esperem no cinema até o final dos créditos onde uma cena responderá a pergunta, só não sei se todos ficarão satisfeitos com a resposta.

6 comentários:

  1. Acabei de assistir o filme e adorei, voltei e revi o final umas 5 vezes incluindo a ceninha final escondida. A maioria pode não gostar mas eu adorei, de uma beleza que não se vê há muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, pq nao mostrou direito o final? Ele o matou o lobo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente interessa? Acho que o importante é a caçada, não acha?

      Excluir
  3. Se mostrasse o final do filme não valorizaria o poema que ele diz no final: “Mais uma vez na batalha. Jamais saberei se será a maior luta de todas. Viver ou morrer neste dia. Viver ou morrer neste dia”. medite nisso por favor!

    ResponderExcluir
  4. um dos melhores filmes que já vi, ação, aventura e drama, soltei lágrrimas no final, emocionante, nota 10 !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...