domingo, 19 de julho de 2009

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE – HARRY POTTER AND THE HALF BLOOD PRINCE


NOTA: 9.
Eu achava que a série havia estagnado a partir do terceiro filme. Depois de um péssimo começo com Chris Columbus (pelo menos foram bem de bilheteria), a franquia teve um ótimo “recomeço” com (o bom diretor) Alfonso Cuarón, que entregou o melhor filme da série. Até agora. De volta ao comando da franquia depois de A Ordem da Fênix, David Yates mostra segurança e entrega o filme mais maduro. Fato que impressiona se pararmos para pensar que Yates tem sua carreira consolidada apenas na TV britânica.
Talvez por isso tenha ouvido alguns adolescentes reclamando que o filme é “paradão”, ou que não é tão bom quantos os outros. Eu o considero muito bem vindo. Yates mostra que não precisa de grandes batalhas de bruxos, jogos de Quadribol ou campeonato entre bruxos para superar os demais filmes da franquia, só contar uma boa história.
Não que nada disso esteja no filme, está tudo lá, é apenas uma outra parte do filme. Isso porque basicamente o filme conta duas histórias. Uma é tudo isso: Um jogo de quadribol, uma batalha de bruxos e romance (sim, os garotos estão crescendo e seus hormônios se incendiando). Inclusive um perturbado Malfoy, dessa vez muito mais interessante que o covarde dos anteriores.
A outra história é bem mais sombria. A presença de Voldemort é certa e mais constante, apesar dele só aparecer quando criança na forma de flashbacks. Potter se junta a Dumbledore para investigar aspectos do passado do vilão que possam mostrar uma forma de acabar com a presença do mago das trevas. Com isso, Potter se aproxima de um novo professor, Jim Broadbent, provavelmente o último grande ator britânico que faltava na franquia.
Com um bom começo e um ótimo final, HP me surpreendeu. Esse é com certeza o filme que mais gostei até agora. Só vamos esperar que a divisão do último livro tenha mais a ver com continuar contando uma boa história que apenas uma forma de ganhar mais dinheiro. O fim está se aproximando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...