terça-feira, 21 de agosto de 2012

OS BRUTOS TAMBÉM AMAM - SHANE


NOTA: 10.
- Uma arma é uma ferramenta. Ela não é melhor nem pior que o homem que a usa.

A grosso modo, a história desse filme é sobre um herói com boa índole vivendo no duro mundo quase sem lei do velho oeste. É nesse mundo que ele ajuda um fazendeiro e se manter nas suas terras, onde um homem rico contrata mercenários para tirar todos os moradores da região. Mais profundamente, a história vai além disso. Não resta muitas dúvidas que o herói, Shane, e a mulher do fazendeiro nutrem uma espécie de atração um pelo outro, fora isso o filho do casal tem grande admiração por ele.
Isso não quer dizer que uma grande verdade está escondida na história do filme. Apenas significa que o filme trabalha em diferente níveis de complexidade, com alguns pontos deixariam até mesmo Freud intrigado. Mas também, é um filme sobre um pistoleiro que pretende deixar seu passado para trás. Assim como também é um filme onde alguém tem que se levantar contra o vilão, e esse homem tem que ser ele. Assim como, assim que ele se levantar, terá que abandonar a cidade pelo que fez. Ainda que o que tenha feito não esteja errado. Por essa história "simples", o filme teve 6 indicações pro Oscar (incluindo melhor filme), mas se o filme fosse apenas isso ele teria envelhecido mal e não mereceria grande destaque. 
Alan Ladd é uma escolha curiosa para estrelar o filme. Ele era muito bem apessoado e de baixa estatura, e na maioria dos seus filmes era filmado de modo que parecesse muito maior do que realmente é com um jeito sempre durão. Aqui, a coisa muda. Ele realmente parece pequeno diante dos outros, com atores que fazem até mesmo que ele pareça menor do que realmente era. E seu visual contrasta tanto que chega-se a pensar que ele era efeminado neste filme. Olhando assim, não parece que ele é páreo para cuidar dos capangas.
Como em muitos filmes de faroeste anteriores e posteriores a esse, aqui terminamos com um grande tiroteio dentro do bar. Isso não é surpresa alguma. A surpresa é que há muitos diálogos de grande profundidade até chegarmos na grande cena. Os moradores do lugar, não são homens de ação, como pode-se achar. Eles são pessoas comuns que tentam resolver seus problemas de maneira civilizada, ainda que não estejam num lugar civilizado.
Talvez eles até pudessem encontrar uma maneira civilizada de resolver a situação, mas um pistoleiro chega por lá e mata um dos homens. O pistoleiro, Wilson (Jack Palance), é muito habilidoso e pouquíssimos homens parecem ser páreos a ele. O filme, assim, é construído pelo fato que Shane terá que enfrentar o pistoleiro e o resto dos capangas. E assim, ele terá que partir por ter matado pessoas (um fato que ele diz que marca alguém para sempre) e também por não encontrar uma solução para sua situação com a mulher do fazendeiro. Talvez ele pudesse deixar que o homem fosse pra cidade pra ser morto, mas tanto ele quanto a mulher tem muita consideração por ele para deixar isso acontecer.
Isso tinha que acontecer dessa forma, e além disso talvez ele quisesse que acontecesse dessa forma. No início do filme, Shane chega na fazenda para tomar água. Talvez ele fosse somente passar pelo lugar, mas o homem rico e seus capangas chegam para arrumar problema e Shane vai ficando na casa, mesmo sabendo que eventualmente tudo vá terminar da maneira que terminou. É possível que ele já tenha passado por isso tudo antes. Talvez ele faça porque aguenta enquanto outros não. Talvez ele goste da violência, ou talvez sejam as mulheres. A resposta é incerta e intrigante, o que ajuda o filme a ser um dos melhores do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...