terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ATIVIDADE PARANORMAL



NOTA: 9.
"Basicamente podem ser duas coisas: pode ser um fantasma ou pode ser um demônio." Micah

Este filme levanta uma questão muito interessante e não é sobre nada da história. A verdadeira questão é: com tantas megaproduções de terror, filmes de grande orçamento, como é um filme feito com uma única câmera digital consegue ser o melhor filme de terror do ano? Com o custo de apenas U$ 15.000 (quinze mil dólares)?
A idéia é bem simples: Micah compra uma câmera para filmar o que acontece com ele e com a namorada enquanto os dois estão dormindo. Acontece que Katie desde pequena sente presenças estranhas que a persegue não interessa onde ela esteja morando. Decidido a ajudar, ele filma e vê as cenas no dia seguinte para saber o que fazer a acabar com isso.
O filme começa quando ele compra a câmera e todas as cenas são filmadas através dela e dela apenas. Os mais atentos notarão que certas cenas não podem ser filmadas por ele mesmo, mas o filme faz parecer que sim e o grande público não notará a diferença entre as cenas. Apenas uma ajuda para contar a história.
O filme todo é tratado como se fosse real. Não há sequer créditos. Finais ou iniciais. No início uma nota agradecendo as famílias dos protagonistas e uma cartela no final dizendo o que aconteceu depois do final do filme. Apenas como se estivéssemos vendo as cenas brutas da vida do casal, sem cenários elaborados, roteiro ou mesmo direção.
Ela só quer que se livrar do que quer que seja aquilo. Micah parece mais obcecado por fazer o filme. Como todo homem fica quando consegue algum novo brinquedo. Numa parte ela pergunta: "Você voltou pra pegar a câmera?" quando ele aparece para ajudá-la depois de um grito. Ele não leva a sério o medo dela. E muito menos a entidade que um perito afirma não ser um fantasma, mas um demônio.
E com isso o filme assusta. De verdade. Não há atuação para a câmera, não há jogos de câmera nem nenhum truque. Por isso tudo parece real e dá medo. Eu nunca num cinema tinha sentido a platéia reagir tanto a um filme de terror. Atrás de mim, uma mulher se levantou para ir embora antes do filme acabar. Na verdade, ficou esperando o namorado para ir com ela, mas já que ele não se manifestou ela foi sozinha. Já vi gente deixando a sala por achar o filme ruim, nunca por medo.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...